domingo, 27 de junho de 2010

Mais barato, mais leve, mais absurdo

Como já devem ter reparado, se leram o post anterior, levo um bocado a mal quando me tentam passar a perna. Em vez de ficar a remoer as coisas e arriscar-me a arranjar alguma úlcera nervosa, deu-me para fazer um blog sobre os disparates em que vou tropeçando todos os dias.
Este já não é novo, mas não se torna, por isso, menos irritante.
A Danone, empresa de lactinícios com a mania de se armar em amiga dos portugueses em tempos de vacas magras (um bocado à semelhança dos hipermercados Continente, com aqueles anúncios de receitas anti-crise a feder a farsolas), lançou, há cerca de um ano e picos, uma nova embalagem em toda a sua gama de iogurtes. Diz a empresa que traz um «novo preço», mais acessível ao consumidor e, para quem não repara devidamente nestas coisas, quase parece uma palmadinha nas costas do povoléu ignorante com menos euros na algibeira que acha que está a comprar exactamente o mesmo produto de antes.
Se virarem a embalagem dos iogurtes ao contrário e lerem o rótulo verão que em vez dos tradicionais 125 gr. de qualquer iogurte sólido ou de pedaços, os da Danone têm agora a quantidade «amiga» de 120 gr. No caso dos líquidos, cuja quantidade oscila entre os 185/200 gr, a Danone rouba «amigavelmente» o consumidor em cerca de 50 gr.
Se calhar sou só eu, mas a mim esta parece-me uma prática extremamente duvidosa, já para não dizer legalmente questionável. Nenhuma outra empresa iogurteira adoptou (para já) a mesma prática e ainda bem.
Quererá a empresa que os portugueses emagreçam e, por esse motivo, faz os iogurtes mais pequenos? Ou quererá apenas, e isto é apenas um «supônhamos», como se diz em bom futebolês, ganhar mais dinheiro a contar com a estupidez dos outros?
Vender gato por lebre é, como todos sabemos, apanágio da publicidade, mas isto é, para mim, completamente absurdo.
Não seria melhor a actual etiqueta «agora mais barato», ser substituída por outra a dizer «agora mais barato porque estamos a ir-vos ao bolso e a roubar à descarada nas quantidades, para manter os lucros»?
É só uma sugestão, sei lá.
Por mim, há muito que já boicotei os produtos da Danone

Nenhum comentário:

Postar um comentário